O texto publicitário possui uma intenção comunicativa, que seja capaz de convencer o público-alvo a consumir algo ou promover a divulgação de ideias. A sua constituição revela um texto linguístico (slogan e texto de argumentação) que deve demonstrar originalidade, precisão, memorização facilitada e o incentivo ao consumo.
A linguagem deve ser rica no vocabulário, com utilização de recursos adequados ao fim que se destina, deve ainda conter frases do tipo imperativo.
Na publicidade recorre-se igualmente a um texto icónico (imagem) que também desperta a atenção do público visado.
O texto publicitário deve atender a cinco etapas de visualização, ou seja, o público-alvo atende à publicidade, mostra interesse, seguidamente desejo, posteriormente memorização e finalmente acção pelo produto ou pelas ideias transmitidas.
A - Atenção
I - Interesse
D - Desejo
M - Memorização
A - Acção
Ao pesquisarmos sobre algum tipo de publicidade que pudesse despertar a atenção do público, mas ser ao mesmo tempo bastante simples, deparamo-nos com a seguinte imagem:
Esta publicidade faz referência à promoção da vida saudável por parte dos fumadores, tentando sensibilizar face aos males que o consumo de tabaco faz. A forma de apresentação é bastante simples, pois só possui duas imagens, a de um sujeito do sexo masculino com o tubo de escape do autocarro situado na região da boca e um maço de tabaco do lado direito. A frase "Ready to quit?" encaixa-se perfeitamente na mensagem que se quer passar através deste cartaz.
Portanto, através deste exemplo, podemos considerar que uma frase bem conseguida em união com uma imagem adequada, é capaz de captar a atenção do público visado.
Fonte da imagem: http://fotos.sapo.pt/DwBbhauzCwJSzygWTgpT/
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