A minha foto
Somos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Básica, do Instituto Politécnico de Setúbal. Este blog foi criado no âmbito da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e TIC e é um dos elementos de avaliação da UC. Esperamos que este projecto tecnológico esteja de acordo com o pedido e satisfaça os objectivos propostos.

Texto Publicitário - Síntese

Face a exposição da professora Helena Camacho sobre o Texto Publicitário, somos da opinião que tal assunto deveria constar no nosso blog, pois a publicidade dos dias de hoje já não se remete apenas a públicidade centrada em folhas de jornal ou em revistas. A publicidade tem vindo a evoluir com a evolução das tecnologias, passando a ser emitida em anuncios de rádio, de televisão, na Internet e até em SMS's.

O texto publicitário possui uma intenção comunicativa, que seja capaz de convencer o público-alvo a consumir algo ou promover a divulgação de ideias. A sua constituição revela um texto linguístico (slogan e texto de argumentação) que deve demonstrar originalidade, precisão, memorização facilitada e o incentivo ao consumo.

A linguagem deve ser rica no vocabulário, com utilização de recursos adequados ao fim que se destina, deve ainda conter frases do tipo imperativo.
Na publicidade recorre-se igualmente a um texto icónico (imagem) que também desperta a atenção do público visado.

O texto publicitário deve atender a cinco etapas de visualização, ou seja, o público-alvo atende à publicidade, mostra interesse, seguidamente desejo, posteriormente memorização e finalmente acção pelo produto ou pelas ideias transmitidas.


A - Atenção
I - Interesse
D - Desejo
M - Memorização
A - Acção



Ao pesquisarmos sobre algum tipo de publicidade que pudesse despertar a atenção do público, mas ser ao mesmo tempo bastante simples, deparamo-nos com a seguinte imagem:





Esta publicidade faz referência à promoção da vida saudável por parte dos fumadores, tentando sensibilizar face aos males que o consumo de tabaco faz. A forma de apresentação é bastante simples, pois só possui duas imagens, a de um sujeito do sexo masculino com o tubo de escape do autocarro situado na região da boca e um maço de tabaco do lado direito. A frase "Ready to quit?" encaixa-se perfeitamente na mensagem que se quer passar através deste cartaz.

Portanto, através deste exemplo, podemos considerar que uma frase bem conseguida em união com uma imagem adequada, é capaz de captar a atenção do público visado.


Fonte da imagem: http://fotos.sapo.pt/DwBbhauzCwJSzygWTgpT/

Sem comentários:

Enviar um comentário