A minha foto
Somos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Básica, do Instituto Politécnico de Setúbal. Este blog foi criado no âmbito da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e TIC e é um dos elementos de avaliação da UC. Esperamos que este projecto tecnológico esteja de acordo com o pedido e satisfaça os objectivos propostos.

As potêncialidades das TIC face à Educação - Reflexão








A reflexão que se segue foi feita através da consulta de diversos textos centrados sobre a importancia das TIC, e de uma forma muito símples, pode ser vista como uma espécie de aglumerado de ideias que têm vindo a ser desenvolvidas em aula.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Na sociedade global de hoje em dia, onde o conhecimento acerca dos progressos tecnológicos são uma mais-valia, é importante mantermo-nos informados e actualizados sobre tais questões de modo a podermos responder a um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

Tais soluções podem ser colmatadas com a aposta em instituições formadoras, capazes de habilitar académicamente saberes desse cariz, mas para isso também é necessário que a capacidade de resposta seja directa e auxiliadora. Na falta de instituições formadoras próximas, há sempre a possibilidade da integração em soluções à distancia, mas apesar de envolverem um menor custo, podem por outro lado ser menos restritivas face a critérios de pré-selecção e não satisfazere, as necessidades dos seus estudantes.

A educação à distância concretiza as potencialidades educativas inseridas nas novas tecnologias, ou seja, através das novas tecnologias é possível a certificação de novas capacidades e habilidades, adquirindo-as através de métodos considerados longe de serem tradicionais. Nestes casos específicos, a peça de contacto entre quem aprende e quem ensina está apenas separada fisicamente no que diz respeito aos actores da formação, mas muitas vezes é possível verificar que, com o uso destes recursos de formação a capacidade de aprendizagem é superior do que se nos restringissemos a uma educação tradicional em sala de aula.

A Internet é um instrumento de divulgação e procura de informação, possibilitando aos seus utilizadores uma comunicação rápida e a baixos custos entre localizações geográficas distantes, tornando-se assim, uma ferramenta de uso mundial. Efectivamente, as caracteristicas e potencialidades das TIC passaram a aumentar drásticamente a instantaneidade das acções, pois se pensarmos nas evoluções dos diferentes tipos de media envolvidos com a temática em questão, podemos apontar inumeros progressos tecnológicos, como a rádio, o telefone, a televisão, o correio-electrónico, entre outros. Estes vieram a alterar a noção de distância, mas foi a Internet a que mais contribuiu para a possibilidade de educação à distância, e contacto entre formador e formando.

O discurso sobre as utilizações das TIC em contexto educativo centra-se, principalmente, sobre a operação e aplicações práticas, ou seja, sobre a capacidade que os seus utilizadores têm de mobilizar recursos necessários não só para actividades de lazer, mas também para o seu exercício da profissão. Estamos cada vez mais a deixar de compreender se a Educação é apenas um meio para a concretização de um mercado de trabalho ou se é um fim a alcançar, tendo em vista um projecto de vida.
Apesar de se considerar que o uso do computador em sala de aula pode trazer vantagens para a aprendizagem de conteúdos diversos, é também sabido que a utilização de tal ferramenta pode acarretar consigo prejuizo graves. As crianças lidam com o uso das novas tecnologias no seu dia-a-dia, mas a exposição em demasia a estes recursos tecnológicos pode provocar desde o cansaço nervoso, à tensão ocular, obesidade e isolamento social. Portanto, a tese torna-se controversa, prejuizos em prol dos beneficios.

Para alguns investigadores, a utilização dos computadores pelos alunos mais novos traz mais prejuízos do que benefícios e condiciona a sua capacidade de relacionamento com os outros. Mas nem todos estão contra a utilização do computador nas salas de aula. Os riscos que podem advir da informática são largamente compensados pelos benefícios inerentes – como a possibilidade de desenvolver jogos educativos.

Por um lado, é necessário expor as crianças a estes avanços tecnológicos, pois farão parte do seu futuro, e quanto mais depressa aprenderem a lidar com eles, melhor será, mas tal deverá ser feito sempre sobre o olhar atento dos pais e educadores.
É importante sermos críticos face à utilização das TIC, pois estas não se devem resumir simplesmente à capacidade de jogar vídeo-jogos, pois a Internet contempla vantagens positivas à aprendizagem de, não só crianças, como de adultos. A Internet é uma vasta biblioteca que permite unir numa rede mundial uma série de trabalhos desenvolvidos, e é por isso que não podemos acreditar na totalidade que a criança será um membro isolado de uma comunidade caso utilize em demasia os recursos que a Internet lhes dispõe.

Para crianças de meios rurais, o acesso à Internet em casa e na escola é uma forma de se manterem em comunicação com o mundo, mas lembrando que devem sempre ser acompanhados de alguém responsável que os saiba encaminhar para os usos correctos desta ferramenta. A Internet surge assim como resposta a professores e educadores de regiões mais afastadas que necessitem de consultar e pesquisar novos métodos de ensino e uso de materiais diversificados de maneira a poderem estimular as suas turmas e serem agentes impulsionadores da aprendizagem das crianças, pois aprendem divertindo-se, deixando de se restringir à aprendizagem tradicional, e utilizando recursos diferentes dos quais estão habituados, o que fará aumentar o seu grau de atenção e memorização face ao anterior.

Não é necessário dispender de muito dinheiro para podermos possuir materiais que estimulem a aprendizagem dos mais novos, basta um CD-ROM adequado para a faixa etária com a qual se pretende trabalhar, que seja intuitivo e possua uma línguagem clara e simples, para que uma criança se sinta automáticamente capaz de explorar as suas potêncialidades.

Desta forma, cabe ao professor ser capaz de utilizar tais recursos educativos de maneira a que seja capaz de despertar o interesse da criança, enquanto esta aprende activamente.



Fonte da imagem: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/foto/0,,13215395-EX,00.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário