A minha foto
Somos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Básica, do Instituto Politécnico de Setúbal. Este blog foi criado no âmbito da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e TIC e é um dos elementos de avaliação da UC. Esperamos que este projecto tecnológico esteja de acordo com o pedido e satisfaça os objectivos propostos.

Experiências no Wordle

No dia 05 de Janeiro de 2010, na aula da professora Maria Rosário, a turma realizou algumas experiencias no site Wordle, um site que cria "nuvens" de palavras. Estas nuvens são criadas de acordo com algumas caracteristicas comuns relativamente ao texto apresentado. Por exemplo, se uma palavra aparecer mais frequentemente no texto, a sua dimensão será superior às restantes palavras, e a núvem é criada de acordo com um esquema de cores definido pelo criador, bem como outras caracteristicas visuais igualmente interessantes de explorar.

Os professores têm vindo a utilizar este recurso online especialmente para conseguirem fomentar a literacia infantil, de acordo com os exercícios que dai elaborem. Uma actividade interessante seria a de apresentar a uma turma uma nuvem criada no wordle, e a partir da mesma os alunos iriam contar uma história, utilizando a sua imaginação e seguindo as caracteristicas pelas quais o wordle se baseia (dar ênfase às palavras que aparecem em maiores dimensões, utilizando todas as palavras apresentadas, ...). O acto de ler é também cada vez mais associado à capacidade de compreender, e este tipo de actividades permite exactamente a
Por outro lado, as nuvens criadas também podem ser simplesmente um objecto gráfico agradável ao olhar.

Foi proposto à turma a criação de uma nuvem de palavras a partir de uma fábula encontrada no site do nonio, No Mundo das Fábulas. A fábula escolhida pelo nosso grupo foi A Raposa e o Corvo, de La Fontaine.

Mestre Corvo, numa árvore poisado,
No bico segurava um belo queijo.
Mestra raposa, atraída pelo cheiro,
Assim lhe diz em tom entusiasmado:
- Olá! Bom dia tenha o Senhor Corvo,
Tão lindo é: uma beleza alada!
Fora de brincadeiras, se o seu canto
Tiver das suas penas o encanto
É de certeza o Rei da Bicharada!

Ouvindo tais palavras, que feliz
O Corvo fica; e a voz quer mostrar:
Abre o bico e lá vai o queijo pelo ar!
A Raposa o agarra e diz: - Senhor,
Aprenda que o vaidoso se rebaixa
Face a quem o resolve bajular.
Esta lição vale um queijo, não acha?
O Corvo, envergonhado, vendo o queijo fugir,
Jurou, tarde de mais, noutra igual não cair.


Neste seguimento, criamos a nossa nuvem, a qual ficou com o seguinte aspecto:




Fizemos igualmente uma nuvem de palavras através do site do nosso blog, a qual resultou da seguinte maneira:



Também exploramos alguns sites que tinham como finalidade a criação de bandas desenhadas para vários fins de acordo com a intenção do seu criador.

- Strip Generator: Este site, tal como foi dito anteriormente, permite criar bandas desenhadas de acordo com os recursos que possui, nomeadamente, conjuntos de humanos, de seres, caixas de diálogos, de pensamentos, de objectos e formas, entre outros. A única caracteristica que apontamos menos positiva é o facto das imagens serem a preto e branco, pois um pouco mais de cor iria captar a atenção e o interesse de uma forma mais eficaz.


- Witty Comics: Este é outro site do mesmo género, mas neste caso é um pouco mais limitado que o anterior, pois é obrigatória a utilização de duas personagens e dos cenários que nos são disponibilizados.Apesar disso, pode ser útil devido à rapidez da criação de uma tira de banda desenhada, visto ser bastante "user-friendly", ou seja, as acções que temos de tomar para a elaboração dos diálogos e de tudo o que engloba uma banda desenhada são bastante intuitivas.

- Make Beliefs Comicx: Novamente, um site intuitivo e simples de manusear, com mais recursos do que o Witty Comics. Para além de ta possibilidade de podermos escolher as personagens e os fundos, um recurso que acreditamos ser muito bem conseguido é o das emoções das personagens, permitindo ao utilizador escolher entre uma variedade de sentimentos e expressões, o que em muitos sites não se encontra disponível.

- Pixton: É um dos sites mais complexos quanto à criação de bandas desenhadas, já que podemos praticamente modificar e personalizar quaisquer elementos das tiras. Podemos mudar as expressões, a forma como o corpo está disposto, as cores de roupas, acessórios, bem como nos disponibilizam uma diversidade elevada de fundos e objectos. Um ponto positivo centra-se no facto deste site estar em Portugês, o que facilita a sua utilização a todos os níveis, principalmente para quem não tem tanta fluência em línguas estrangeiras. Exige ainda a inscrição no site para a sua utilização.


A banda desenhada pode ser o principio para se construir outra história a partir do inicio que é apresentado ou para construir toda a história em si, o que permite o desenvolvimento cada vez maior da capacidade de tratamento do texto escrito a todos os níveis, tanto em compreensão como em produção. É importante forcarmo-nos no conteúdo textual e linguístico das bandas desenhadas em vez de dar importância às caracteristicas gráficas da mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário