A minha foto
Somos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Básica, do Instituto Politécnico de Setúbal. Este blog foi criado no âmbito da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e TIC e é um dos elementos de avaliação da UC. Esperamos que este projecto tecnológico esteja de acordo com o pedido e satisfaça os objectivos propostos.

Diigo - Rede Social de Partilha


O site Diigo foi-nos apresentada pela professora Rosário no dia 06 de Outubro de 2009, tendo vindo a ser utilizada frequentemente pelas alunas de LEB para futura avaliação nesta Unidade Curricular.

O Diigo é uma poderosa ferramenta on-line utilizada para dois fins, nomeadamente, para investigação sobre vários temas e assuntos, ou ainda como uma rede social destinada à partilha de informações e sites que os seus utilizadores “favoritam” conforme o grau de interesse que lhes está adjacente, bem como comunicar com outros utilizadores que partilhem interesses semelhantes aos nossos. Diigo é a sigla de “Digest of Internet Information, Groups and Other stuff”, ou seja, Digestão de informação de Internet, Grupos e Outras coisas.

Este site disponibiliza-nos uma série de recursos que muitos outros sites do género não possuem. Através do Diigo somos capazes de ler fácilmente artigos/informações interessantes, podendo posteriormente sublinhar as informações mais relevantes, marcando-as e guardando-as associadas ao nosso perfil pessoal. É ainda possível comentar essa mesma informação para que outros utilizadores do Diigo consigam fácilmente encontra-la enquanto pesquisam no site.

Cada página pode ser marcada com tags para futura procura, ou seja, pode ser marcada com palavras-chave que nos permitam aceder fácilmente ao conteúdo que pesquisamos anteriormente. O grupo "LP_TIC", criado pela professora Rosário, tem servido exactamente para essa finalidade, através de tags relacionadas com a Unidade Curricular em questão, as alunas do 3º ano de LEB têm vindo a partilhar informação relevante à futura profissão, bem como comentado nos sites que partilham, de maneira a exporem clara e sucintamente o conteúdo que partilham.

Consideramos, portanto, que esta ferramenta não deve parar de ser utilizada após a finalização da UC, pois é importante sermos capazes de mobilizar conhecimentos diversos, neste caso em relação às TIC, já que conhecemos tão uteis recursos grátis que se encontram à nossa disponibilidade. Por outro lado, também é uma forma de contribuirmos contínuamente para o funcionamento da rede social que é o Diigo, partilhando e pesquisando cada vez mais, comentando e criticando, tornando-nos membros activos nesta aprendizagem partilhada de informações.



Para aceder ao grupo da UC criado pela docente, clique AQUI.


Fonte da imagem: http://welkerswikinomics.com/blog/wp-content/uploads/2008/11/diigo.png (redimensionada)

Sem comentários:

Enviar um comentário