A minha foto
Somos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Básica, do Instituto Politécnico de Setúbal. Este blog foi criado no âmbito da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e TIC e é um dos elementos de avaliação da UC. Esperamos que este projecto tecnológico esteja de acordo com o pedido e satisfaça os objectivos propostos.

"Endereços interessantes para a prática educativa" - Exercício proposto em aula

Na aula de dia 13 de Outubro da professora Rosário Rodrigues, a docente propôs às alunas a pesquisa de dois sites de recusos que fossem ferramentas propicias para o trabalho com crianças de idades variadas. Esses sites teriam de ser posteriormente adicionados ao Diigo, com a respectiva descrição e tags que identificassem o seu conteúdo o mais aproximadamente possível. Para além da identificação dos sites, era essencial reflectir sobre o mesmo quando à disciplina-alvo para o estudo de tais conteúdos propostos, bem como outras considerações relativamente às caracteristicas dos endereços.


Decidimos, portanto, centrarmo-nos nas disciplinas de Estudo do Meio, Língua Portuguesa e História de Portugal. Seguidamente, podem consultar os nossos comentários e a opinião expressada quanto ao conteúdo que estes sites podem propiciar, tanto a nós futuras professoras, como a alunos do ensino básico.



Oceanário - Visita Virtual

Disciplina: Estudo do Meio (Preparação-Conclusão de uma Visita de Estudo)

Recomendado a ser utilizado no PRI e no PRÉ na disciplina de Estudo do Meio, resultando num positivo complemento ao estudo científico da vida animal (marinha e terrestre). Através deste site é possível fazer uma visita guiada online às instalações do oceanário, consultar as várias áreas que este possui, e observar os animais que vivem neste espaço, conseguindo assim fazer a interligação pela informação que é cedida e a aparência visual de cada ser.
A utilização deste site é aconselhada à introdução ou conclusão de uma visita de estudo, para que as crianças possam saber qual a finalidade da visita que irão participar e visitar (o que lhes permitirá reconhecer as espécies anteriormente estudadas e visualizadas no site), ou por outro lado, identificarem no computador as espécies que observaram e poderem conhecer um pouco melhor de cada uma delas através da leitura das suas descrições presentes no site.



Instituto Camões - "Era uma vez um Rei ...."

Disciplinas: Língua Portuguesa e História de Portugal (reis)

Site dirigido a crianças do primeiro ciclo do ensino básico que queiram aprender, de uma forma lúdica, a história de Portugal, inerente às várias épocas e reis da altura, bem como os seus feitos. Através da leitura dos livros interactivos, as crianças irão, de uma forma inconsciente, melhorar as suas capacidades de leitura e compreensão de textos. Por outro lado, também pode ser útil se quisermos realizar alguma encenação dramática com os alunos, visto o texto apresentar caracteristicas de leitura simples e acessíveis ao público-alvo, o que lhes facilitará a memorização dos guiões.



É possível consultar o resultado das nossas colegas de curos quanto à elaboração desta actividade ao clicarem AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário