No dia 7 de Março de 2009, tivemos a oportunidade de assistir a um seminário extraordinário que nos permitiu uma melhor percepção dos conteúdos e aprendizagens inerentes ao tema proposto: “Criatividade e inovação na Escola – Contributo das TIC.
A realização deste seminário teve como objectivos o fornecimento de elementos reflexivos que contribuam para o melhoramento do posicionamento/desempenho dos agentes educativos no domínio da integração das tecnologias de informação e comunicação no processo ensino/aprendizagem; partilha de sabres e experiências educativas na área da Criatividade e sua relação com as TIC; fomentar a realização de projectos orientadores para a utilização das TIC de forma criativa e potenciadora do desenvolvimento da criatividade dos discentes.
Foram várias as opiniões existentes neste seminário, sendo que muitas incidem na promoção da criatividade, pois acreditam que se trata de uma capacidade de inovação, enquanto competência essencial a todos os cidadãos. Ao estimularmos a criatividade leva à inovação, através de tecnologias da educação de forma crítica e pedagógica, assim sendo, deve ser nos primeiros anos do ensino básico que deveram surgir a criação de estruturas para a criatividade, pois mais importante do que ter ideias, é acreditar nelas.
Adelina Moura é docente do grupo de Português/Francês na Escola Secundária Carlos Amarante (Braga), é Mestre em Educação (Área de Supervisão Pedagógica do Ensino do Português) e encontra-se a realizar doutoramento sobre “Implicações das Tecnologias Móveis na Aprendizagem Individual e Colaborativa e na Atitude dos Alunos perante a Escola”.
A oradora afirma que quando existem cada vez mais pessoas em mobilidade, pelas mais variadas razões, para quem o acesso à informação just-in-time, através de dispositivo móvel, é uma urgência, por isso a escola deve preparar-se para potenciar estes dispositivos em contexto educativo. Devendo abrir caminho à introdução de um novo paradigma educacional suportado por tecnologias móveis.
Assim, deverão ser criadas actividades que proporcionem a libertação do poder criativo dos discentes e uma aprendizagem ubíqua. Com o projecto da geração móvel, Adelina Moura pretende averiguar se o recurso das tecnologias móveis poderá contribuir para ajudar os “nativos digitais” a construir a sua própria aprendizagem, para que se tornem autónomos e melhorem os desempenhos escolares. As actividades são realizadas através do suporte telemóvel, são criados micro-contos, audição de textos, entre outros. Os alunos podem passar informação entre eles, conseguindo assim uma interacção e inter-ajuda entre eles.
Na opinião da docente Adelina Moura, o futuro da aprendizagem passa pela criação de dispositivos de leitura móvel.
Outra actividade realizada por uma das oradoras deste seminário foi a criação de um blogue de recursos educativos, que suscitou nos alunos a sensação de prazer, curiosidade e interacção pedagógica. Serviu igualmente de apoio às aulas e como os próprios alunos afirmaram tornou-se em algo muito “fixe”, pois não precisariam decorar todas as aprendizagens e ainda podiam ouvir música para obterem momentos de relaxamento, música leccionada no contexto sala de aula, no Conservatório Nacional.
Assim, a construção de um blogue como este revelou-se um recurso educativo digital com grandes vantagens, pois possibilitou aos alunos evoluir a nível prático podendo ainda utilizar o material disponibilizado para praticarem sempre que sentissem necessidade.
Outras das actividades abordadas, consistiu em “Histórias da Web”, onde os alunos teriam de encontrar formas fáceis de construir algo com programas que já são do conhecimento dos mesmos, ou seja, com o mínimo de programação e com o máximo de criatividade. Este tipo de trabalho prendeu-se coma necessidade de criar algo novo recorrendo a ferramentas já antes utilizadas pelos alunos, como o powerpoint, o photostory, scanner, câmara digital e um microfone. Através do manuseamento destes instrumentos poderão fazer-se coisas muito interessantes, como: apresentações de trabalhos, exposições, jogos, recontos, ilustração e narração de histórias.
Assim, o projecto teve por objectivo a criação de diversos trabalhos com instrumentos acessíveis a todas as pessoas, dando a oportunidade aos alunos de desenvolverem a sua criatividade e inovação.
No que diz respeito à criação de jogos didácticos, é de opinião unânime dos oradores, que existe uma preocupação por parte do docente em criar ambientes favoráveis à motivação dos alunos pelos conteúdos programáticos e consolidação de conhecimentos. Onde os jogos didácticos permitem assim, em contexto de sala de aula, a socialização, diversão, estudo, destreza manual, opinião e sentido crítico.
A realização deste seminário teve como objectivos o fornecimento de elementos reflexivos que contribuam para o melhoramento do posicionamento/desempenho dos agentes educativos no domínio da integração das tecnologias de informação e comunicação no processo ensino/aprendizagem; partilha de sabres e experiências educativas na área da Criatividade e sua relação com as TIC; fomentar a realização de projectos orientadores para a utilização das TIC de forma criativa e potenciadora do desenvolvimento da criatividade dos discentes.
Foram várias as opiniões existentes neste seminário, sendo que muitas incidem na promoção da criatividade, pois acreditam que se trata de uma capacidade de inovação, enquanto competência essencial a todos os cidadãos. Ao estimularmos a criatividade leva à inovação, através de tecnologias da educação de forma crítica e pedagógica, assim sendo, deve ser nos primeiros anos do ensino básico que deveram surgir a criação de estruturas para a criatividade, pois mais importante do que ter ideias, é acreditar nelas.
Adelina Moura é docente do grupo de Português/Francês na Escola Secundária Carlos Amarante (Braga), é Mestre em Educação (Área de Supervisão Pedagógica do Ensino do Português) e encontra-se a realizar doutoramento sobre “Implicações das Tecnologias Móveis na Aprendizagem Individual e Colaborativa e na Atitude dos Alunos perante a Escola”.
A oradora afirma que quando existem cada vez mais pessoas em mobilidade, pelas mais variadas razões, para quem o acesso à informação just-in-time, através de dispositivo móvel, é uma urgência, por isso a escola deve preparar-se para potenciar estes dispositivos em contexto educativo. Devendo abrir caminho à introdução de um novo paradigma educacional suportado por tecnologias móveis.
Assim, deverão ser criadas actividades que proporcionem a libertação do poder criativo dos discentes e uma aprendizagem ubíqua. Com o projecto da geração móvel, Adelina Moura pretende averiguar se o recurso das tecnologias móveis poderá contribuir para ajudar os “nativos digitais” a construir a sua própria aprendizagem, para que se tornem autónomos e melhorem os desempenhos escolares. As actividades são realizadas através do suporte telemóvel, são criados micro-contos, audição de textos, entre outros. Os alunos podem passar informação entre eles, conseguindo assim uma interacção e inter-ajuda entre eles.
Na opinião da docente Adelina Moura, o futuro da aprendizagem passa pela criação de dispositivos de leitura móvel.
Outra actividade realizada por uma das oradoras deste seminário foi a criação de um blogue de recursos educativos, que suscitou nos alunos a sensação de prazer, curiosidade e interacção pedagógica. Serviu igualmente de apoio às aulas e como os próprios alunos afirmaram tornou-se em algo muito “fixe”, pois não precisariam decorar todas as aprendizagens e ainda podiam ouvir música para obterem momentos de relaxamento, música leccionada no contexto sala de aula, no Conservatório Nacional.
Assim, a construção de um blogue como este revelou-se um recurso educativo digital com grandes vantagens, pois possibilitou aos alunos evoluir a nível prático podendo ainda utilizar o material disponibilizado para praticarem sempre que sentissem necessidade.
Outras das actividades abordadas, consistiu em “Histórias da Web”, onde os alunos teriam de encontrar formas fáceis de construir algo com programas que já são do conhecimento dos mesmos, ou seja, com o mínimo de programação e com o máximo de criatividade. Este tipo de trabalho prendeu-se coma necessidade de criar algo novo recorrendo a ferramentas já antes utilizadas pelos alunos, como o powerpoint, o photostory, scanner, câmara digital e um microfone. Através do manuseamento destes instrumentos poderão fazer-se coisas muito interessantes, como: apresentações de trabalhos, exposições, jogos, recontos, ilustração e narração de histórias.
Assim, o projecto teve por objectivo a criação de diversos trabalhos com instrumentos acessíveis a todas as pessoas, dando a oportunidade aos alunos de desenvolverem a sua criatividade e inovação.
No que diz respeito à criação de jogos didácticos, é de opinião unânime dos oradores, que existe uma preocupação por parte do docente em criar ambientes favoráveis à motivação dos alunos pelos conteúdos programáticos e consolidação de conhecimentos. Onde os jogos didácticos permitem assim, em contexto de sala de aula, a socialização, diversão, estudo, destreza manual, opinião e sentido crítico.
Fonte da imagem: http://aedc.cfaedc.net/assets/images/seminarios_img/CriaTIC.jpg
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