A minha foto
Somos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Básica, do Instituto Politécnico de Setúbal. Este blog foi criado no âmbito da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e TIC e é um dos elementos de avaliação da UC. Esperamos que este projecto tecnológico esteja de acordo com o pedido e satisfaça os objectivos propostos.

Link e Hipertexto - Definições

Seguindo a mesma linha anteriormente explorada em relação à definição de Blogue, a mensagem desta vez centra-se na definição de outros dois termos utilizandos aquando da utilização das TIC, nomeadamente no que diz respeito à leitura de textos no computador e atalhos para novas páginas de Internet.

Portanto, de acordo com as informações seleccionadas nas pesquisas feitas:


"Link é uma palavra inglesa para designar “atalho” ou “caminho”, mas em Portugual o termo adoptado foi hiperligação.
Links são palavras ou gráficos destacados através de sublinhado ou de cor distinta do resto do texto, para referenciar num documento outra parte desse mesmo documento ou de outro diferente. Portanto, poderá ser visto como uma analogia a uma citação literária, permitindo o acesso rápido a informação electrónica."



"Hipertexto é um termo que remete a um texto em formato digital, o seu acesso é realizado através de hiperligações ou links. Tal informação pode ser encontrada aquando da necessidade de atribuir significado a alguma ideia presente num texto anterior. Assim sendo, é correcto dizer-se que se trata de um texto paralelo. Todavia, estes textos não possuem uma hierarquia entre eles, visto serem apenas formas de complementar informação entre si."



Acreditamos que, o conhecimento de termos deste cariz são importantes quando lidamos diáriamente com as TIC, ou quando necessitamos do seu uso frequente para vários fins. Ao utilizarmos a terminologia correcta quando nos queremos referir a certas caracteristicas que têm vindo a ser desenvolvidas tecnológicamente, é essencial sermos capazes de fazer uma relação entre tais assuntos, pois no mundo global no qual estamos envolvidos, é fulcral conhecermos o significado destes novos termos criados de acordo com a inovação que as tecnologias nos têm proporcionado.



Fontes:

Link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hiperliga%C3%A7%C3%A3o
http://blogo.no.sapo.pt/duvidas.htm#4
http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=hiperligação
http://www.meusite.pro.br/professor/web/web1dd.htm

Hipertexto:
http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=hipertexto
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm
http://www.citi.pt/homepages/espaco/html/hipertexto.html
http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1794880-que-%C3%A9-hipertexto/

Sem comentários:

Enviar um comentário